Pular para o conteúdo principal

A acupuntura pode ajudar pacientes que não podem usar antiinflamatórios.


O uso de antiinflamatórios exige cautela e orientação


Uma pesquisa, realizada pela Universidade de Newcastle, na Austrália, envolvendo 1,6 milhões de pacientes apontou que o diclofenaco, presente em remédios como Voltaren e Cataflam, pode aumentar em 40% o risco de problemas cardiovasculares.

Os reumatologistas e os ortopedistas são os profissionais que mais prescrevem a droga. Mas há um uso indiscriminado, sem prescrição médica para qualquer dor, como de cabeça e cólicas. Mas o principal risco de mortalidade relacionado ao diclofenaco é a úlcera gástrica, mas tem riscos também para os rins. É preciso que um médico avalie os riscos do paciente e decida quem pode tomar o remédio, por quanto tempo e em qual dose.

Os pacientes que fazem uso contínuo de antiinflamatórios em razão de doenças crônicas, devem fazer acompanhamento médico, com exames periódicos para verificar existência de algum problema associado.

A professora Zélia Malta, 63, toma antiinflamatórios regularmente e conta um pouco de sua experiência: "Eu faço uso de antiinflamatórios porque tenho artrite reumatóide há 15 anos, mas não tomo diariamente porque senão acaba com meu estômago e meus rins. Já tenho gastrite crônica devido à medicação. Tomo remédio para artrite e para osteoporose. Tomo também um protetor do estômago indicado pelo reumatologista por causa dos antiinflamatórios, mas o efeito é limitado. Além de prejudicar o estômago, prejudica os rins. Tomo antiinflamatório duas vezes por semana. Também faço exercícios e massagens porque tenho muita dor."

Diversos estudos clínicos avaliaram a 
eficácia da acupuntura no tratamento da dor.


A acupuntura pode ser utilizada junto com os antiinflamatórios, melhorando os resultados e reduzindo doses e, consequentemente, seus efeitos colaterais. Um estudo com 6.359 pacientes com dor lombar mostrou que a associação da acupuntura melhorou os resultados do tratamento convencional com antiinflamatórios e fisioterapia.

Mas se for contra-indicado o uso de antiinflamatórios para o paciente, a acupuntura ainda poderá ajudá-lo na alívio das dores. Um estudo alemão, com 1.162 pacientes com dor lombar, apresentou melhora maior no grupo tratado com acupuntura que no grupo tratado com medicamentos, após 6 meses de tratamento. 

Mas deve-se advertir, que a acupuntura não substitui o acompanhamento médico. O ideal é o paciente buscar um acupunturista com o diagnóstico do seu médico. Em especial, pacientes com mais de 50 anos, os portadores de déficits neurológicos, câncer, deformidades na coluna ou que apresentem febre, perda de peso ou queda do estado geral devem ser avaliados clinicamente para afastar a possibilidade de doenças graves.

Fontes:


1. WHO – World Health Organization. Acupuncture: review and analysis of reports on controlled clinical trials. Geneva : World Health Organization, 2002. 81p. Acesso em 02/12/2013. Disponível em: http://apps.who.int/medicinedocs/pdf/s4926e/s4926e.pdf
 
2. Site: http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=3696http://drauziovarella.com.br/drauzio/a-eficacia-da-acupuntura-no-tartamento-de-dor-lombar/