Pular para o conteúdo principal

Dúvidas frequentes sobre o tratamento com a Acupuntura

A acupuntura pode tratar qualquer paciente/doença ?

    A maioria dos pacientes podem ser tratados com a acupuntura e obter bons resultados. Apenas uma pequena parcela dos pacientes, menos que 10%, não terão bons resultados com a acupuntura. Estes pacientes são aqueles com o corpo muito debilitado, com um baixo poder de auto-cura.

A acupuntura pode curar?

    Sim, ou melhor, a acupuntura estimula o corpo a se curar, ou seja, estimula o poder de auto-cura. Logo, quanto maior o poder de auto-cura do paciente melhores serão os resultados. A chance de cura aumenta quanto mais jovem for o paciente, quanto mais recente for o problema de saúde, quanto maior o poder de auto-cura.
   Problemas de saúde que se estendem por vários anos, com graves danos físicos e em pessoas idosas, tem pouca chance de cura. No entanto, se o poder de auto-cura do paciente ainda estiver íntegro é possível uma melhora geral nos sintomas.
  A acupuntura melhora a saúde do corpo todo. Não apenas a queixa principal do paciente será aliviada, mas também outros problemas de saúde, como dores pelo corpo, insônia, TPM, irritação, ansiedade, compulsão alimentar, intestino preso, problemas de estômago, nervosismo,.... No geral, todas as queixas do paciente podem ser aliviadas em algum grau ou até totalmente. 

Quantas sessões de acupuntura são necessárias para um tratamento?

   Talvez 10 sessões. Mas na verdade, não há um número fixo. Depende das condições do paciente e do problema de saúde.
     Logo, pode-se pensar em apenas uma sessão para um paciente jovem, com uma dor forte, mas muito recente (até 1 mês), na perna, sem nenhuma lesão diagnosticada.
      Por outro lado, pode-se pensar em um ou duas sessões por semana, para um paciente idoso, debilitado, com dores nas costas há muitos anos, com várias hérnias de disco, por uns 2 ou 3 meses. E mais sessões de manutenção quinzenalmente.

Qual é o melhor momento para começar o tratamento com a acupuntura?

    De preferência, deve-se usar a acupuntura como medida preventiva, como é na China. Pode-se manter o bem estar físico e emocional, com sessões mensais ou bimestrais. 

     Acupuntura antes de períodos estressantes

   Se em eventos estressantes, como provas, o paciente apresenta insônia, alergia na pele e irritação ou outros sintomas relacionados ao estresse, a acupuntura deve ser feita de 1 a 7 dias antes da prova para prevenir estes sintomas.

     Acupuntura para tratar a dor

     Quanto mais cedo tratar a dor com a acupuntura, melhores os resultados, uma vez que além de aliviar a dor, ela previne sequelas. Num caso bem simples, como dor no braço há um mês, uma única sessão de acupuntura pode curá-la. A dor neuropática (causada pela herpes zoster) pode ser curada em 10 a 20 sessões. A dor crônica devido problemas físicos muito antigos, como problemas em articulações e ossos, pode ser controlada com a acupuntura, dependendo do estado do paciente. Se artrite grave, o paciente pode reduzir o uso de anti-inflamatórios, reduzindo seus efeitos colaterais. Neste último caso, é possível que haja necessidade de sessões de manutenção.

     Acupuntura para tratar problemas neurológicos

    A acupuntura não pode reverter danos físicos já estabelecidos, mas pode prevenir/evitar sua evolução e aliviar a dor. Logo, se ocorre, um derrame ou paralisia facial, por exemplo, a acupuntura na fase inicial poderá ter melhores resultados em menos sessões e prevenir sequelas. Se passado mais tempo, serão necessárias mais sessões de acupuntura para obter os mesmos resultados ou menores benefícios.
   A acupuntura pode ser usada para tratar diferentes problemas neurológicos, como mal de Parkinson, derrames (AVC), paralisia facial,...

A acupuntura tem efeitos colaterais como os medicamentos?

  Não. Ao invés de causar efeitos indesejáveis, a acupuntura melhora vários sintomas ao mesmo tempo. No entanto, poucas vezes podem ocorrer alguns incovenientes após as sessões como hematomas ou dolorimento no local da aplicação da agulha, dolorimento no corpo e cansaço (que induz a um "repouso forçado" e necessário à recuperação), tontura.

  Os pacientes que tem muito medo de agulha, podem ter queda de pressão, com sensação de mal estar e até desmaio. Vale ressaltar que as agulhas de acupuntura são muito mais finas que as de injeção e não injetam nenhuma substância, por isto, não há dor ao inserí-las. O que o paciente sente é o "te ti", um choquinho, uma sensação de formigamento ou peso após a inserção. Se o paciente tem medo das agulhas, é melhor conversar sobre isto antes do procedimento.


Tenho medo de agulhas, posso fazer acupuntura sem agulhas?

Sim. A acupuntura é mais eficiente e rápida se feita com agulhas e existem pontos específicos que acalmam os pacientes que tem medo de agulha. Mas existem técnicas para estimular os pontos de acupuntura sem agulhas. Por exemplo, sementes de mostarda, moxabustão, ventosas e o aparelho de eletromagnetismo chamado HaiHua.

Tratando com a acupuntura, posso abandonar o tratamento médico convencional?

A acupuntura é mais uma opção terapêutica e não exclui as outras, como medicamentos e cirurgias. O paciente deve manter o acompanhamento médico e o tratamento medicamentoso poderá ser reavaliado apenas pelo médico. Aliás, o ideal é que o paciente procure o acupunturista já com um diagnóstico médico. 
O paciente que decide suspender por conta própria seus medicamentos pode se colocar em risco. Por exemplo, alguns pacientes que sofrem de insônia e depressão, ao perceberem os efeitos benéficos da acupuntura, abandonam o tratamento medicamentoso. A suspensão abrupta dos medicamentos pode causar efeito rebote, ou seja, a piora dos sintomas do paciente. 

Já fiz vários exames e os médicos não encontraram nenhuma doença. Eles dizem que meus sintomas é de origem emocional. A acupuntura pode ajudar?

Sim, pode. A acupuntura equilibra o físico, reduzindo o estresse emocional e seus sintomas.
No conceito da Medicina Tradicional Chinesa, que dá origem à acupuntura, o adoecimento começa com desequilíbrios que podem causar dores, alergias, mal funcionamento de órgãos, sem contudo apresentar danos físicos palpáveis por exames da nossa medicina convencional. Este processo de adoecimento pode ser agravado por emoções, clima, alimentação, estilo de vida. A acupuntura quando é utilizada neste estágio inicial do adoecimento (quando não há danos físicos) é muito eficiente.

Estou passando por momentos muito difíceis na vida. Minha emoção está à flor da pele e não me sinto bem. A acupuntura pode ajudar?

Sim. Existem técnicas especiais na acupuntura para tratar emoções como tristeza, medo/insegurança, raiva/mágoa, preocupação, agitação. Emoções muito fortes ou por longo tempo causam uma desorganização dos hormônios do estresse, desequilibrando várias funções do corpo. A acupuntura restaura o equilíbrio físico, dando ao paciente maior clareza para entender seu sofrimento e melhor percepção do real "tamanho do problema".
No entanto, deve-se deixar claro que a acupuntura não evita o sofrimento, por exemplo, a dor do luto, mas pode ajudar o paciente passar por este momento com mais serenidade. 
Unindo os benefícios da acupuntura à psicoterapia, o paciente pode ter excelentes resultados. A acupuntura restabelece o equilíbrio físico a curto e médio prazo. Com isto, a psicoterapia pode ser mais produtiva, consolidando os resultados.


Bibliografia consultada:
MA YT, MA M & CHO ZH. Acupuntura para controle da dor. Um enfoque integrado. São Paulo: Ed. Roca, 2006.
YAMAMOTO, T, YAMAMOTO, H & YAMAMOTO MM. Nova Craniopuntura de Yamamoto. São Paulo: Ed. Roca, 2007.
MAO-LIANG. Acupuntura chinesa e moxibustão.São Paulo: Ed. Roca, 2001.

Comentários